Os gestores contemporâneos sofrem pressões do mercado e da sociedade para adequação a uma nova postura, mais ética e responsável. Portanto é necessário que os gestores transcendam a visão cartesiana da busca pela maximização do lucro, para comprometer-se com um novo padrão de planejamento, no qual entendemos a dimensão socioambiental como uma questão estratégica.
Surge agora a necessidade de teorizar uma nova realidade: as organizações preocupadas com o meio em que atuam, que internalizam os conceitos do Desenvolvimento Sustentável (atuar com inclusão social, prudência ecológica, a viabilidade econômica) através da adoção da Gestão Sustentável nas suas operações e em todas as suas relações.
A Gestão Sustentável é a forma de gestão inovadora, ética e transparente com todos os públicos com os quais a organização se relaciona. Forma essa que estabelece metas compatíveis com o desenvolvimento sustentável da sociedade, preservando recursos ambientais e culturais, respeitando a diversidade e promovendo a redução das desigualdades sociais.
Entretanto, estudos apontam que poucas empresas atingem um estágio estratégico, no qual a Sustentabilidade está completamente integrada à visão de negócios e se transforma em vantagem competitiva. Somente a adoção de um pensamento sistêmico e um olhar estratégico de reposicionamento com as demandas socioeconômicas contemporâneas possibilitará aos gestores uma análise mais pertinente das novas demandas da sociedade. Seja a motivação sua sobrevivência, nesse mercado com novas tecnologias, novos padrões de consumo, concorrência e trabalho, seja por entender sua parcela de responsabilidade na construção de uma sociedade com menos desigualdades.