O curso de Especialização em Conservação e Manejo da Biodiversidade da Universidade Católica do Salvador foi desenvolvido para profissionais de mercado que buscam conhecer e avaliar a diversidade biológica, por meio de atividades práticas em campo e/ou em laboratórios. Nesse curso, o estudante terá a oportunidade de utilizar as mais inovadoras estratégias e tecnologias da área ambiental com foco no manejo da biodiversidade. O curso conta com aulas teóricas e práticas com foco nos métodos e ferramentas de análise e gestão da biodiversidade de modo sustentável, contribuindo assim, com a formação de profissionais qualificados para atuarem na gestão de projetos ambientais, evitando perdas econômicas e reduzindo conflitos entre os setores componentes da sociedade.
Este é um curso inovador, o primeiro na Bahia a envolver aulas teóricas e práticas para total aprendizado e experiência dos diversos profissionais que atuam na Consultoria Ambiental e na área de Meio Ambiente.
OBJETIVO
Objetivo Geral:
Preparar profissionais para atuação em atividades na área ambiental, na compreensão e aprimoramento das práticas de conservação ambiental e capacitar para o manejo da biodiversidade, visando sempre o bem-estar dos grupos manejados.
Objetivos Específicos:
Habilitar o profissional para atuar nos diferentes âmbitos do processo de licenciamento.
Capacitar o profissional na escrita e avaliação de relatórios técnicos (como Planos Básicos Ambientais, Relatório Ambiental Simplificado; Estudos de Impactos Ambientais);
Preparar o profissional para execução de programas ambientais;
Formar o profissional para elaboração de projetos e a realização de atividades socioambientais;
Deixar o profissional apto a gerir programas e projetos ambientais.
TITULAÇÃO
Especialista em Conservação e Manejo da Biodiversidade
Perfil do Egresso
O especialista em Conservação e Manejo da Biodiversidade terá uma visão ampla do conceito de conservação do meio ambiente e como colocar em prática nas diversas áreas de trabalho e este profissional estará habilitado para: A) participar de programas, voltados à recuperação de áreas degradadas e à conservação de regiões de mata nativa; B) realizar o manejo da fauna e da flora, atuando em programas de resgate de fauna e de flora; C) atuar em programas de educação ambiental e gestão de resíduos; D) elaborar relatórios técnicos.
PÚBLICO ALVO
Profissionais do setor público ou privado, que atuam e/ou pretendem atuar na área ambiental, conservação do Meio Ambiente, no monitoramento e manejo da biodiversidade, tais como: biólogos, médicos veterinários, engenheiros ambientais e florestais, gestores ambientais, geógrafos e demais profissionais da área ambiental.