INSCRIÇÕES ABERTAS!

Search
LOGO-ucsal

Família na Sociedade Contemporânea

Apresentação do Programa

O Programa de Pós-graduação em Família na Sociedade Contemporânea (PPGFSC), da Universidade Católica do Salvador, foi criado em 2004. Neste tempo de existência, formou cerca de 200 mestres e 60 doutores, contribuindo, assim, para ampliar o número de pós-graduados na Bahia. Também incrementou a produção e a difusão de conhecimento científico, interdisciplinar, sobre a temática família, tanto no Estado, quanto no Brasil e em outras partes do mundo. Isto se deu como resultado da formação de profissionais/acadêmicos oriundos tanto da capital (Salvador), quanto do interior da Bahia e de outros Estados (Alagoas, Sergipe), assim como por meio das redes estabelecidas com pesquisadores nacionais e internacionais. O PPGFSC gerou conhecimento sobre a realidade local e nacional sobre família e possibilitou a comparação e o intercâmbio com contextos familiares presentes em outros países. 

O Programa nasceu de uma proposta de se tomar a família como objeto de estudo nas suas várias dimensões e, sobretudo, valendo-se de uma abordagem multirreferencial. Foram mobilizadas áreas específicas do saber, a fim de possibilitar um conhecimento do estado da arte relevante. A partir da identificação de temas, objetos e problemáticas importantes para o campo de estudos de família (em suas apropriações na pesquisa, no ensino e na extensão universitárias), os pesquisadores vinculados ao PPGFSC se debruçaram sobre aquilo que viria a conferir a sua especificidade: as transformações pelas quais passam as famílias contemporâneas, abordadas em perspectiva interdisciplinar, partindo de categorias analíticas para a construção de metodologias e epistemologias que as concebem como objeto. Neste sentido, a formação oferecida na pós-graduação não perde de vista a importância de uma contribuição voltada para a prática, seja mediante o desenvolvimento de um senso crítico que pode colaborar na reorientação de modelos assistenciais elaborados para famílias, seja no olhar e escuta delas e na resolução de conflitos no sistema jurídico. Assim, a interdisciplinaridade também tem preparado profissionais para atuar com competência na resolutividade de situações sociais. 

A escolha do forte investimento no diálogo acerca do tema família orquestrado entre os estudos antropológicos, sociológicos, psicológicos, jurídicos, historiográficos, filosóficos e de saúde pública foi responsável pelo desenho interdisciplinar que assumimos para o Programa. Esse desenho vai se refazendo no próprio bojo da produção do corpo docente e discente, permitindo uma avaliação desse percurso, mas também criando espaços para novos diálogos, ampliando debates metodológicos e proporcionando impactos sociais relevantes, tanto em nível estadual quanto nacional.

Cabe destacar que a produção e os resultados das pesquisas desenvolvidas no âmbito do PPGFSC têm impactado na compreensão do fenômeno família contemporânea, colaborando, portanto, na elaboração e divulgação de conhecimentos acadêmico-científicos cujos conteúdos compõem os bancos de dados em nível avançado no sistema da pós-graduação brasileira. 

Processo Seletivo

Anexos para Processos Seletivos:

Editais e Homologações:

Linhas e Estruturas de Pesquisa

A Área de Concentração do é FAMÍLIA EM MUDANÇA e suas Linhas de Pesquisa são:

  1. Aspectos Jurídicos da Família – Aqui, são incluídos os estudos que abordam as normatividades das relações entre os membros da família, a proteção jurídica da família e o papel que a sociedade e o Estado podem assumir em face das relações familiares, inclusive no que se refere às políticas públicas pertinentes.
  2. Contextos Familiares e Subjetividade – Esta linha abriga as pesquisas que abordam as relações familiares em diversos contextos. Inclui, ainda, estudos sobre as implicações de tais relações na constituição da subjetividade.
  3. Família nas Ciências Sociais – Esta linha abarca pesquisas acerca da interface entre a família e a sociedade, tanto no que diz respeito aos impactos das mudanças sociais que incidem nas relações/configurações familiares, quanto no que se refere ao lugar da família, suas formas e suas dinâmicas contemporâneas.

Corpo Docente

Disciplinas

A estrutura curricular dos cursos de mestrado e de doutorado do Programa de Pós-graduação em Família na Sociedade Contemporânea se apresenta da seguinte forma:

(a) Curso de MESTRADO

O mestrando deve cumprir o mínimo de 34 (trinta e quatro) créditos, que são assim distribuídos: 22 teóricos (dez de disciplinas obrigatórias e 12 de optativas ou tópicos especiais) e 12 créditos da dissertação.

(b) Curso de DOUTORADO

 O doutorando deve concluir o mínimo de 46 (quarenta e seis) créditos que são assim distribuídos: 32 teóricos (24 de disciplinas obrigatórias e oito de optativas) e 14 créditos da tese.

Em paralelo ao cumprimento dos créditos, para conclusão dos cursos de mestrado e doutorado, os alunos precisam ser aprovados nos Exames de Qualificação e de Defesa.

Minter UCSal e CESAA

Fale Conosco

Atendimento Presencial: Segunda a sexta-feira de 8h às 17h

Outros Cursos

Programa de Pós-Graduação

Programa de Pós-Graduação

Programa de Pós-Graduação