Família na Sociedade Contemporânea
- Pós-Graduação Stricto Sensu
Apresentação do Programa
O Programa de Pós-graduação em Família na Sociedade Contemporânea (PPGFSC), da Universidade Católica do Salvador, foi criado em 2004. Neste tempo de existência, formou cerca de 200 mestres e 60 doutores, contribuindo, assim, para ampliar o número de pós-graduados na Bahia. Também incrementou a produção e a difusão de conhecimento científico, interdisciplinar, sobre a temática família, tanto no Estado, quanto no Brasil e em outras partes do mundo. Isto se deu como resultado da formação de profissionais/acadêmicos oriundos tanto da capital (Salvador), quanto do interior da Bahia e de outros Estados (Alagoas, Sergipe), assim como por meio das redes estabelecidas com pesquisadores nacionais e internacionais. O PPGFSC gerou conhecimento sobre a realidade local e nacional sobre família e possibilitou a comparação e o intercâmbio com contextos familiares presentes em outros países.
O Programa nasceu de uma proposta de se tomar a família como objeto de estudo nas suas várias dimensões e, sobretudo, valendo-se de uma abordagem multirreferencial. Foram mobilizadas áreas específicas do saber, a fim de possibilitar um conhecimento do estado da arte relevante. A partir da identificação de temas, objetos e problemáticas importantes para o campo de estudos de família (em suas apropriações na pesquisa, no ensino e na extensão universitárias), os pesquisadores vinculados ao PPGFSC se debruçaram sobre aquilo que viria a conferir a sua especificidade: as transformações pelas quais passam as famílias contemporâneas, abordadas em perspectiva interdisciplinar, partindo de categorias analíticas para a construção de metodologias e epistemologias que as concebem como objeto. Neste sentido, a formação oferecida na pós-graduação não perde de vista a importância de uma contribuição voltada para a prática, seja mediante o desenvolvimento de um senso crítico que pode colaborar na reorientação de modelos assistenciais elaborados para famílias, seja no olhar e escuta delas e na resolução de conflitos no sistema jurídico. Assim, a interdisciplinaridade também tem preparado profissionais para atuar com competência na resolutividade de situações sociais.
A escolha do forte investimento no diálogo acerca do tema família orquestrado entre os estudos antropológicos, sociológicos, psicológicos, jurídicos, historiográficos, filosóficos e de saúde pública foi responsável pelo desenho interdisciplinar que assumimos para o Programa. Esse desenho vai se refazendo no próprio bojo da produção do corpo docente e discente, permitindo uma avaliação desse percurso, mas também criando espaços para novos diálogos, ampliando debates metodológicos e proporcionando impactos sociais relevantes, tanto em nível estadual quanto nacional.
Cabe destacar que a produção e os resultados das pesquisas desenvolvidas no âmbito do PPGFSC têm impactado na compreensão do fenômeno família contemporânea, colaborando, portanto, na elaboração e divulgação de conhecimentos acadêmico-científicos cujos conteúdos compõem os bancos de dados em nível avançado no sistema da pós-graduação brasileira.
Processo Seletivo
Anexos para Processos Seletivos:
Editais e Homologações:
Linhas e Estruturas de Pesquisa
A Área de Concentração do é FAMÍLIA EM MUDANÇA e suas Linhas de Pesquisa são:
- Aspectos Jurídicos da Família – Aqui, são incluídos os estudos que abordam as normatividades das relações entre os membros da família, a proteção jurídica da família e o papel que a sociedade e o Estado podem assumir em face das relações familiares, inclusive no que se refere às políticas públicas pertinentes.
- Contextos Familiares e Subjetividade – Esta linha abriga as pesquisas que abordam as relações familiares em diversos contextos. Inclui, ainda, estudos sobre as implicações de tais relações na constituição da subjetividade.
- Família nas Ciências Sociais – Esta linha abarca pesquisas acerca da interface entre a família e a sociedade, tanto no que diz respeito aos impactos das mudanças sociais que incidem nas relações/configurações familiares, quanto no que se refere ao lugar da família, suas formas e suas dinâmicas contemporâneas.
Corpo Docente
- Prof. Dr. Rafael Cerqueira Fornasier (Coordenador)
- rafael.fornasier@pro.ucsal.br
- http://lattes.cnpq.br/0818516091348958
- Prof. Dr. Camilo de Lelis Colani Barbosa
- camilo.barbosa@pro.ucsal.br
- http://lattes.cnpq.br/9804484885693341
- Profa. Dra. Elaine Pedreira Rabinovich
- elaine.rabinovich@ucsal.br
- http://lattes.cnpq.br/1594550972937138
- Profa. Dra. Gilca Oliveira Carrera
- gilca.carrera@pro.ucsal.br
- https://lattes.cnpq.br/5822335780952423
- Profa. Dra. Lívia Alessandra Fialho da Costa
- livia.costa@pro.ucsal.br
- http://lattes.cnpq.br/0710584663045726
- Profa. Dra. Sumaia Midlej Pimentel Sá
- sumaia.sa@pro.ucsal.br
- http://lattes.cnpq.br/1348994510306322
- Profa. Dra. Ana Maria Fernandes Pitta
- ana.pitta@pro.ucsal.br
- http://lattes.cnpq.br/6774614083110510
- Prof. Dr. Deivid Carvalho Lorenzo
- deivid.lorenzo@pro.ucsal.br
- http://lattes.cnpq.br/9530203489546987
- Prof. Dr. Giancarlo Petrini
- giancarlo.petrini@pro.ucsal.br
- http://lattes.cnpq.br/1018186216920083
- Prof. Dr. José Luis Sepúlveda Ferriz
- jose.ferriz@pro.ucsal.br
- http://lattes.cnpq.br/4247501480576742
- Prof. Dr. Isael de Jesus Sena (Professor Colaborador)
- isael.sena@pro.ucsal.br
- https://lattes.cnpq.br/5125199175293317
Disciplinas
A estrutura curricular dos cursos de mestrado e de doutorado do Programa de Pós-graduação em Família na Sociedade Contemporânea se apresenta da seguinte forma:
(a) Curso de MESTRADO
O mestrando deve cumprir o mínimo de 34 (trinta e quatro) créditos, que são assim distribuídos: 22 teóricos (dez de disciplinas obrigatórias e 12 de optativas ou tópicos especiais) e 12 créditos da dissertação.
(b) Curso de DOUTORADO
O doutorando deve concluir o mínimo de 46 (quarenta e seis) créditos que são assim distribuídos: 32 teóricos (24 de disciplinas obrigatórias e oito de optativas) e 14 créditos da tese.
Em paralelo ao cumprimento dos créditos, para conclusão dos cursos de mestrado e doutorado, os alunos precisam ser aprovados nos Exames de Qualificação e de Defesa.
Minter UCSal e CESAA
Fale Conosco
Atendimento Presencial: Segunda a sexta-feira de 8h às 17h
- (71) 3206.7800